História da Instituição


"Se preciso fosse percorreria o mundo inteiro para salvar uma só alma"

(Beata Rita Amada de Jesus)

Com a missão de fortalecer os valores da Família Jesus Maria José e resgatar a dignidade da pessoa humana, nasce no dia 05 de março de 1848, na cidade de Casal mendinho em Portugal, Rita Lopes de Almeida, fundadora do Instituto Jesus Maria José.

Desde pequena, sentia-se atraída pelos ensinamentos cristãos e não media esforços para praticá-los. Rita sentia-se muito amada e protegida por Deus a ponto de acrescentar em seu nome a palavra "Amada de Jesus", Mulher audaz, corajosa e decidida, marcando a história pela sua maneira singular de anunciar o Evangelho da Conversão, deixando evidente sua Paixão por Cristo e pela Humanidade. Possuí a também, um temperamento alegre e simples que cativava crianças e adultos e os orientava para Deus.

No ano de 1880, aos 32 anos de idade e apôs 08 anos de espera, enfrentado lutas e contrariedades na busca de responder a Vontade de DEUS e inquieta com a situação de desestruturação familiar, marginalização da mulher e pobreza com que muitas crianças viviam, Madre Rita funda o Instituto Jesus Maria José.

Hoje o Instituto está presente em vários estados do Brasil e em outros países como: Portugal, Bolívia, Peru, Paraguai, Moçambique, Angola e Cabo Verde.

Seguindo os ideais da Bem Aventurada Rita Amada de Jesus, nós irmãs Jesus Maria José, temos a missão de estar a serviço da dignidade humana junto da família, especialmente da criança, do adolescente e do jovem, com um apelo constante a conversão.

Em 28 de Maio de 2006, Rita Amada de Jesus foi proclamada Bem Aventurada: Apóstola do Rosário, da Família e da Eucaristia.