CASA MEMORIAL RITA AMADA DE JESUS


Implantada no local onde existiu a casa de família de Rita Amada de Jesus, onde ela nasceu, onde viveu e onde estão os gérmenes da vocação e da missão que Deus lhe confiou.

Para além do edifício, toda a envolvente participa das memórias de Rita Amada de Jesus: os espaços por onde passou, onde se refugiou durante as perseguições ocorridas após a implantação da República, a paisagem envolvente, a igreja e algumas habitações, fizeram parte da visão da Madre Rita, que delas fruiu e retirou vivências importantes para o seu projeto de vida em comunhão com Deus.


O MONUMENTO



No exterior do edifício ergue-se um imponente monumento, que tal como o painel de fundo da capela é da autoria do artista Paulo Medeiros.

A silhueta frontal identifica-nos de imediato a Beata Rita Amada de Jesus, cujo lenço se prolonga em dois sentidos: uma das faixas cai até aos pés estabelecendo a ligação com a terra onde nasceu e onde desabrochou a sua vocação, Casal Mendinho, a outra desenvolve-se como um caminho cheio de vida, remetendo-nos para a sua vivência cristã, sustentada nos valores da família, na oração, na eucaristia e no amor aos irmãos, que na sua vocação missionária procurou comunicar ao mundo.

A robustez do bloco de granito ao qual se encontra aposta a silhueta da Beata Rita Amada de Jesus, sugere-nos a solidez da sua fé, sustentada no amor a Jesus, a Nossa Senhora e a São José, a família de Nazaré na qual projetou todas as famílias, representadas no verso deste bloco.

O segundo bloco de pedra, de perfil curvo, incorpora o sonho da Beata Rita Amada de Jesus: realizar a vontade de Deus fundando uma congregação religiosa que se dedicasse à proteção e educação das crianças e jovens, ao auxilio aos mais pobres e marginalizados, à conversão e à orientação dos que se encontravam afastados dos caminhos do bem e da moral cristã e à oração.

Toda esta ação era sustentada no seu amor à Eucaristia e ao Rosário, que rezava e ensinava a rezar, elementos figurados na extremidade da peça.

O espaço em aberto, apenas envolvido pelo lenço ondulado que une o conjunto, convida-nos a todos a entrar e a participar desta vivência de fé, da espiritualidade da Beata Rita Amada de Jesus e a sentirmo-nos por ela protegidos.